top of page
Blog: Blog2

MANIFESTO PLANEJE A VIDA

  • Foto do escritor: Ingo Zietemann, CFP®
    Ingo Zietemann, CFP®
  • 13 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Enquanto o Planejamento Financeiro trata de números, o Planejamento de Vida trata de escolhas, da construção da felicidade. É sobre fazer escolhas conscientes, sabendo da responsabilidade de arcar com as suas consequências.


Planejar a vida não significa "controlar a vida” nem eliminar todas as incertezas que nos afligem. É reconhecer que não temos controle sobre tudo, mas que temos que saber onde queremos chegar e ter uma atitude proativa. É ter consciência que temos que fazer a nossa parte para alcançar o resultado desejado, e agir para chegar lá.


Planejar a vida não é sobre enriquecer, já que riqueza é algo comparativo, que está fora de nós mesmos e, portanto, é inalcançável. É sim sobre vivenciar a prosperidade, saber o que é importante para si e ter recursos suficientes para isso. É sobre aprender a definir e respeitar limites, fazer as pazes com o “suficiente”, uma quantia definida. É buscar o equilíbrio, desapegar do "sempre mais e mais", das bugigangas, que são peso morto e não levam à felicidade.


Planejar a vida é criar autonomia para viver com liberdade, a começar pela liberdade de escolha! Embora pareça algo simples, na prática não é tão fácil assim, já que nem percebemos o efeito que a cultura tem sobre as nossas escolhas.

Liberdade de escolha é entender que somos únicos e que, portanto, a nossa felicidade não tem uma receita pronta. Assim, a nossa felicidade depende de nos conhecermos para podermos encontrar a nossa própria receita, ter a coragem para aceitar que ela é diferente da dos outros, abraçá-la com paixão e colocá-la em ação! Afinal, sem ação, tudo não passa de elucubração!


Planejar a vida é construir uma vida repleta de propósito, conhecer seus próprios talentos, doá-los ao mundo, cultivar emoções positivas para colher mais felicidade! É entender que liberdade, segurança, felicidade e prosperidade são um estado de espírito, e como tal, requerem uma sintonia, uma construção mental para que possamos reconhecê-los!


Eu acredito que a vida é preciosa demais para ser desperdiçada vivendo no piloto automático, seguindo uma receita padrão que nem percebemos que nos é imposta pela cultura, pelas mídias, pelo marketing, que não nos preenche, e que apenas com vontade e dedicação conseguiremos abrir os olhos da consciência, nos libertar desta teia e viver uma vida plena e feliz!


VALORES

Auto eficácia: se acreditamos que somos capazes, então somos!

Aprimoramento: acredito no crescimento contínuo, proporcionado por um ambiente positivo, acolhedor e de incentivo

Honestidade: acredito que a confiança é a base de tudo, e a confiança se constrói sobre a honestidade

Prudência: acredito que “seguir a cartilha” evita muitos problemas

Humor: porque rir faz bem para a saúde, para a criatividade, para os resultados e torna tudo mais divertido

Amor: acredito que sem amor a vida não tem sentido

Generosidade: acredito que a abundância surge quando criamos espaço para a generosidade

Gratidão: acredito que a vida pode ser bem mais prazeirosa se vivermos repletos de gratidão

Meticulosidade: tenho prazer em ir a fundo, acredito que a diferença está nos detalhes

 
 
 

3 comentários


1975.anderson
26 de jan. de 2020

Ótimo!

Curtir

yannickbh
15 de jan. de 2020

Muito bom os valores!

Curtir

ingridsolcristal
15 de jan. de 2020

Perfeito

Curtir
bottom of page